Fios de Sustentação - PDO | Renov Clinica

Fios de Sustentação (PDO)

fili-di-trazione-e-di-biostimolazione.jp

O que são os fios de sustentação de PDO?
O fios de sustentação de PDO é um novo método de suspensão dos tecidos da face e corpo, com o uso de fios 100% absorvíveis compostos de polidioxanona (PDO) que prometem, além do lifting dos tecidos, o estímulo da produção de colágeno, através do processo cicatricial em torno deles.

Este tipo de fio já era utilizado como fio de sutura e bem conhecido entre os cirurgiões, porém foram desenvolvidos modelos específicos com pequenas garras, espiralados, lisos, dentro de agulhas que permitiram assim a utilização na estética como fios de sustentação e estimuladores de colágeno local.

Como é feito o tratamento?
Após um estudo minucioso da face e das necessidades de tratamento, escolhemos o tipo de fio mais adequado, podendo ser usado mais de um modelo no tratamento facial.

Com anestesia local, no próprio consultório de estética, as pequenas agulhas são introduzidas e deixam o fio logo debaixo da pele. Todo o tratamento dura cerca de 30-40 minutos.

No caso do uso para suspensão, a retirada da agulha é acompanhada da tração do tecido que se ergue imediatamente. No caso apenas de estímulo de colágeno, para a melhoria da qualidade de pele e rugas, os fios são introduzidos em direções diversas de forma a construir uma rede, que será substituída por colágeno quando houver a absorção dos fios.

Em alguns casos, deixamos fitas adesivas mantendo a pele mais tensa, evitando mobilização do tecido.

Posso retornar ao trabalho quando?
O retorno pode ser imediato. Os pontos de anestesia poderão gerar pequenos hematomas mas que poderão ser disfarçados com maquiagem em 24 horas.

Quais são os cuidados após o tratamento?
Em casos de suspensão, evitar movimentos faciais contra a tração como abrir muito a boca, massagear a pele, fumar, deitar sobre os fios…

Atividades físicas estarão liberadas desde que não haja trauma local ou impacto.

Cuidados básicos de higiene para evitar infecção local.

Quando verei o resultado?

Quando são utilizados fios de tração o resultado é imediato, podendo em casos de maior acúmulo de pele na elevação, levar cerca de 15 dias para acomodação total dos tecidos.

Nos casos de melhora na qualidade da pele, o efeito poderá ser notado após 2 meses geralmente.

Quando os fios são absorvidos?
Em torno de 6 a 8 meses, porém a fibrose gerada em torno de cada fio ainda irá manter o resultado gerado.

Quanto tempo dura o resultado?
Em torno de 12 meses.

Quais são as indicações do uso destes fios?
Flacidez facial;
Contorno da mandíbula;
Flacidez do pescoço;
Queda das sobrancelhas;
Sulcos faciais (bigode chinês, marionete);
Rugas periorais e periorbitárias;
Flacidez supraumbilcal;
Umbigo triste.

Quais as vantagens do tratamento com fios de PDO?
Produz um lifting não cirúrgico e natural
Procedimento realizado em consultório sob anestesia local
Retorno imediato ao trabalho

Quais são as contraindicações?
Infecções de pele no local da aplicação
Uso de anticoagulantes
Diabetes, hipertensão ou doenças imunes não controladas.
Gravidez e lactação

Quais os efeitos colaterais do tratamento?
É importante que antes de se submeter ao tratamento, o paciente conheça os possíveis efeitos colaterais desse lifting facial. Os principais riscos estão associados a:

Vermelhidão nas regiões de inserção dos fios de PDO;
Hematomas no caso de rompimento de algum vaso;
Dores leves que costumam desaparecer entre 2 e 6 dias;
Leves edemas na face;
Retrações na pele;
Portanto, em geral, o lifting com fios de PDO é uma técnica segura e com baixos riscos de efeitos colaterais graves.

Quais cuidados ter antes da aplicação?
Mesmo procedimentos minimamente invasivos, como é o caso do lifting facial com fios de PDO, é preciso ter algumas precauções antes da realização da técnica para garantir melhores resultados.

Verificar se a face não sofre um processo inflamatório ativo antes de submeter-se à técnica, como pústulas, dermatite ou psoríase. Nesses casos, a recomendação é realizar o tratamento da condição antes do procedimento estético.

Quais os benefícios e desvantagens do tratamento?
O tratamento  com fios de PDO possui diversos benefícios relacionados à segurança e resultados alcançados, os principais deles são:

Não altera a expressão facial, apesar da melhora da pele;
Não exige o uso de anestesia, internação ou preparação especial;
Os fios de PDO não ficam visíveis, oferecendo um resultado mais natural;
O tratamento não resulta em cicatrizes ou sangramentos;
O procedimento pode ser associado a outros cuidados com a face;
O PDO é um material biológico e não produz alergias ou rejeições;
Podem ser realizadas várias aplicações ao longo da vida.

Apesar dos muitos benefícios relacionados ao lifting com fios de PDO, o tratamento também apresenta riscos e desvantagens que devem ser conhecidos pelo paciente antecipadamente. São eles:

A aplicação pode resultar em hematomas, inchaços ou infecção leve;
Quando aplicado incorretamente, pode provocar assimetrias no rosto;
Os resultados são temporários e exigem novas aplicações para continuidade dos efeitos alcançados;
Em geral, os riscos do procedimento ocorrem quando o profissional não é apto para realização da técnica ou não esclarece as informações sobre o tratamento corretamente ao paciente.

Como surgiu os fios de PDO?
Os fios de PDO surgiu na Coreia do Sul em 2006 pelas mãos do cirurgião plástico Dr. Kwon Han. A inspiração foram as suturas usadas em cirurgias cardíacas e a técnica tornou-se conhecida entre as celebridades ganhando destaque mundial.

O uso do polidioxanona se deve ao fato de que a substância é reabsorvida em, aproximadamente, seis meses. A ideia de utilizar fios para dar mais sustentação à face já foi testada anteriormente, com fios inabsorvíveis, que causavam alergias e reações.

Como os fios de polidioxanona agem?
Os fios de PDO são conhecidos como “mágicos” devido à capacidade simultânea de proporcionar um suporte natural às estruturas da face e contribuir à formação de fibroblastos e colágeno no entorno para tonificar a pele e deixá-la mais densa.

Outro aspecto fundamental é o fato de os fios de PDO serem reabsorvidos pelo organismo após seis meses sem apresentar riscos à saúde dos pacientes. Apesar de não manter o efeito de sustentação, o benefício pela produção adicional de colágeno continua.

Os resultados alcançados com o lifting facial com PDO é progressivo e natural, fazendo com que os primeiros efeitos sejam percebidos cerca de 3 semanas após a aplicação e melhorem consideravelmente até o terceiro mês.